Sobre nós
Aparas de madeira
Aparas de Madeira é mundialmente reconhecida pela criação de Fechaduras do Corvo a partir de moldes originais, fundindo tradição com sustentabilidade.
Troncos de cedro-do-mato doados, que se estima terem mais de 100 anos.
a madeira
Mantemos a produção na sua matéria-prima original
Em madeira de Cedro-do-Mato (Juniperus brevifolia), espécie endémica dos Açores , que beneficia, hoje, de estatuto de proteção.
Cedro-do-Mato (Juniperus brevifolia) era a madeira utilizada, por ser um recurso abundante, muito resistente às intempéries e aos insetos e por ser facilmente trabalhada.
Toda a nossa matéria prima é proveniente de madeira reutilizada de antigas construções ou doada pela comunidade corvina, uma vez que era utilizada como material de construção, por cima de portas, ou uma pequena parte do telhado, mas também para produção de alfaias agrícolas.
o mecanismo
Feita inteiramente em madeira
Fechadura do Corvo oferece uma resistência superior ao salitre, possuindo um sistema simples e intrigante, com uma pequena lingueta e uma chave, também feita de madeira.
É composta por cinco partes: a caixa da fechadura, a lingueta, a chave, duas chaves vermelhas e a cobertura da fechadura (note-se que esta última parte não existia nas fechaduras “antigas”, pois era fixada diretamente na porta com pinos – parafusos de madeira).
Sendo feita à mão, cada peça é única, o que torna a chave exclusiva para a sua fechadura.
A produção
Em tempos idos, quando todos os homens da ilha eram agricultores, alguns demonstraram habilidade também nutras áreas, como a carpintaria e nas horas finais de cada dia de trabalho iam para o seu chapo (da adaptação do termo inglês shop, que se referia à oficina do carpinteiro) , localizado no rés do chão da habitação.
Aparas de Madeira esta localizado num dos poucos antigos chapos que ainda têm a mesma função, no coração da ilha do Corvo: Rua da Matriz. Este espaço foi gentilmente cedido por um corvino, Luís Jorge.
É lá onde David, artesão certificado pelo CADA, desenvolve a sua atividade de produção de fechaduras, entre outros artigos de artesanato, e procura evocar o espírito dos carpinteiros que trabalharam por aqui.
Não é apenas um negócio; é um guardião da história, um promotor da cultura e um contador de histórias global.
Junte-se a nós na nossa missão de enriquecer a comunidade através de parcerias com organizações como o Corvo Vivo.